Fátima Bezerra será a única mulher governadora do país

Tivemos, nestas últimas eleições, 27 governadores eleitos. 13 deles no primeiro turno e 14 no segundo. E, teremos a partir de 2019 uma única mulher como governadora em todo o país.

Fátima Bezerra será governadora do estado Rio Grande do Norte e ganhou no segundo turno com 57,60% dos votos. Ela já foi por duas vezes deputada estadual e três vezes deputada federal.

A única governadora do Brasil é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, defesa dos direitos dos trabalhadores e das mulheres.

 

 

O número de mulheres na bancada feminina na Câmara dos Deputados também aumentou. Neste ano houve um crescimento de 15% em relação as eleições de 2014, passamos de 51 para 77 deputadas eleitas.

Mesmo com o crescimento de mulheres eleitas, o número continua abaixo da média de mulheres no legislativo da América Latina, que é de 28,8%. Os Estados de Maranhão, Sergipe e Amazonas não elegeram nenhuma mulher.

A representatividade feminina ainda é baixa, mas como mulheres são sinônimo de resistência, mostram cada vez mais que estão ocupando espaços. Nas próximas eleições, esperamos ver um número ainda maior de mulheres representando todas nós, lutando pelos nossos direitos. Continuamos na luta!

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.