Fernanda tem um Plano: revolucionar a área contábil e deixar um legado para futuras gerações

Fernanda Rocha é uma mulher que sempre foi apaixonada por números. Uma mulher se aventurando pela área de exatas, espaço ainda pouco ocupado por mulheres, mas isso em nenhum momento a intimidou.

Começou a trabalhar como estagiária em um escritório de contabilidade e aos poucos foi mostrando que era uma mulher que queria e merecia ocupar espaços, chegando ao cargo de gerente de departamento contábil.

Com o passar do tempo, Fernanda percebeu que muitas vezes a área contábil era desvalorizada pelos clientes e, buscando novas formas de engajar o seu público-alvo, decidiu empreender e abrir seu próprio escritório. Foi aí que surgiu a Fatto Contabilidade, que tinha como objetivo fazer algo diferente nesta área. Não foi fácil e Fernanda pensou em desistir várias vezes, mas, foi em meio a um período de crise, que ela teve uma ideia inovadora.

“Estava cansada de entregar para meus clientes somente imposto e contas pra pagar. Desenvolvi um produto chamado Fatto Dashboard que, basicamente, traduzia as informações contábeis em forma de gráficos e indicadores que os empresários conseguiam entender e tomar decisões relevantes para as suas empresas.

Assim, a Contabilidade deixou de ser um mal necessário e passou a ser vista como uma verdadeira ferramenta de gestão, que sempre foi o seu fim. Com isso, fui mais valorizada, tripliquei meu faturamento, aumentei a minha carteira e consegui, finalmente, ter um relacionamento mais próximo e saudável com os meus clientes.”

Depois disso, Fernanda decidiu ir ainda mais longe, afinal, ela sabia que poderia voar mais alto e assim, em 2016, criou o Contabilidade sem Chatice, que surgiu no YouTube com o objetivo de unir contadores que acreditam que sua profissão tem o poder de fazer um trabalho diferenciado, tendo a contabilidade como ciência criada para cuidar da saúde das empresas e torná-las melhores e mais sustentáveis.

Em um ano, o Contabilidade sem Chatice tornou-se um Movimento, com mais de 5 mil contadores do Brasil reunidos em prol da Contabilidade Consultiva, baseada no relacionamento com os empresários, ajudando-os na tomada de decisão e, sobretudo, na forma de se posicionar, deixando de ser vítima e conquistando sua própria valorização.

“Acreditamos que preenchemos uma lacuna que foi deixada aberta nesse sentido, porque não tem mais ninguém combatendo com unhas e dentes a anomalia que se criou quando os escritórios de contabilidade começaram a fazer de tudo, menos contabilidade.
Combater a hiperburocracia estatal e educar o mercado para que valorizem a Contabilidade Consultiva é algo que não se faz sozinho.

 

 

Por isso, o #CSC dá a força e a voz para que cada contador consiga provar o seu verdadeiro valor para o mundo! Para atingir esse objetivo, contamos com encontros regionais, meetups e mentorias entre contadores de todo o Brasil, e nosso Encontro Nacional já tem data marcada, será em São Paulo, nos dias 30 e 31 de outubro de 2018″, completa Fernanda.

Mas, se você pensa que os Planos dela pararam por aí, se engana. Em 2017, Fernanda ainda teve fôlego para criar a startup Nucont, fundada com seu marido, com o propósito de levar, junto com os contadores, a verdadeira Contabilidade para todas as pequenas empresas do Brasil.

A Nucont foi criada em 2017, depois de participar de um programa de aceleração em Belo Horizonte, Minas Gerais, que hoje já conta com 54 pessoas na equipe e atende mais de 5 mil empresas em todo o Brasil. Sucesso total.

Como mulher, depois de passar por tanta transformação, Fernanda diz que esta é uma área onde percebe que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços. “Isso tem acontecido nas empresas contábeis, nas startups do nosso segmento e nos nossos órgãos de classe.

 

É um mercado bastante promissor, está cada vez mais aquecido e as mulheres estão dando um show de gestão, posicionamento e liderança.”

 

Para chegar onde está, Fernanda diz que enfrentou alguns desafios por ser jovem, ter cabelo vermelho e se posicionar de forma inovadora em um mercado que ainda é bastante tradicional: “posso dizer que já recebi muitas e muitas reprovações”, mas, sem dúvidas, foi o que a fez mais forte e firme para seguir com seus Planos.

Aliás, para a Fernanda, Planos não faltam. Um deles é transformar a profissão de contabilidade na mais importante e valorizada do país. “Quero deixar um legado para a classe contábil, de forma que as crianças de hoje desejem ser contadoras, na mesma intensidade em que desejam ser médicas ou advogadas.

Quero que meu filho Filipe bata no peito e diga que a mãe dele foi a mulher que iniciou uma revolução que transformou a realidade pobre desse país em um ambiente de riqueza e prosperidade, com empresas saudáveis e emprego para todos. Tudo graças à Contabilidade.”

Além dos Planos audaciosos e poderosos, Fernanda quer mostrar que qualquer pessoa pode ser agente de transformação e fazer acontecer. Para isso, é importante que a pessoa tenha em mente que nenhuma conquista chega sem esforço, sem dor, sem luta.

 

“Trilhar o caminho que eu decidi trilhar me fez renunciar a várias coisas, inclusive horas de convivência com meu filho. Foi essa a minha decisão e às vezes é muito duro lidar com as consequências. A dica que eu posso dar é: tenha um propósito de vida e siga em frente, mesmo o caminho sendo árduo, pois o resultado vem e é libertador. A única pessoa capaz de garantir a sua liberdade é você mesma.”

 

Além de toda essa inspiração, Fernanda diz que é muito agradecida às pessoas que estiveram com ela durante sua jornada e que ninguém constrói nada sozinho. “Uma coisa eu afirmo com muita segurança: nunca teria conseguido se estivesse sozinha. Por isso, agradeço do fundo do meu coração a toda a rede de apoio que se criou à minha volta para que tudo o que estamos fazendo fosse possível.”

A história da Fernanda é uma pequena amostra do que todas as mulheres são capazes de realizar, mais que isso, mostrar que todas podem ir além para realizar todos os seus Planos, porque, como mulheres, somos símbolo de resistência.

Se você conhece mais mulheres inspiradoras que querem compartilhar seus Planos incríveis com a gente, manda um e-mail no elatemumplano@planofeminino.com.br. Vamos juntas mostrar este movimento lindo de mulheres tirando seus planos do papel!

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.