Filme: “Rainha de Katwe” para inspirar meninas

Para começar a semana inspirada compartilho a história que conheci no final de semana através de um filme. #TodaMeninaTemUmPlano

“Rainha de Katwe”, produzido pela Disney, conta o caso verídico de uma menina criada pela mãe e pelos irmãos em Katwe, bairro da capital de Uganda: Phiona Mutesi. Seria mais uma garota de Uganda que não frequentava escola por viver na extrema miséria, se um encontro ao acaso, aos 9 anos de idade, tivesse o poder de mudar sua vida, a história do seu país no esporte, e a transforma em enxadrista profissional e famosa.

Phiona que hoje tem 20 anos disse que não fica sem acreditar que fizeram um filme sobre a sua vida, pois ela estava faminta, em busca de comida, quando conheceu o xadrez.

“Sou só uma pessoa do meio do nada, e agora estou chegando a este ponto. Não consigo acreditar. É realmente empolgante”, disse Phiona na estreia do filme em Hollywood.

Um dia Phiona encontrou um missionário que além de oferecer comida para crianças, ensinava a arte do xadrez.  No começo Phiona ia às aulas apenas para comer, mas aos poucos ela viu que tinha jeito e mais do que jogar bem virou campeã e representou seu país em três Olimpíadas de xadrez. Mais não conto! Tem que assistir.

Esse filme traz uma visão positiva da Africa, é dirigido por uma mulher indiana, a diretora Mira Nair e tem participação da estrela Lupita Nyong’o, do ator David Oyelowo e da atriz Madina Nalwanga no papel principal.

Veja aqui o trailer e corre na Netflix para assistir na íntegra!!

Liliane Ferrari

Jornalista, consultora e professora de Mídias Sociais do UOL, Escola Cuca, Ecommerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitarios, e eduK. Apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG. Com passagem por empresas como Petiscos, LiveAd, Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Time4Fun, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, Facebook, entre outras.