Japan House: exposições sobre o minimalismo japonês e um passeio sobre cheiros e gostos

Quem está em São Paulo, pode aproveitar pra conferir na Japan House, na Avenida Paulista, duas exposições incríveis que envolvem o universo nipônico. Uma delas é o Aromas e Sabores, que traz um ambiente lúdico, interativo e bastante didático, propondo um passeio pela diversidade de cheiros e gostos em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial.

O formato da exposição possibilita viver diferentes experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas, para responder questões como: quais os sabores básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami) e como o corpo humano os identifica? De onde vem o sabor dos alimentos? Ou, como o cheiro contribui na construção do sabor? E o perfume, desodorante, sabonete? Como se formam esses cheiros e como eles foram obtidos?

A exposição está dividida em 3 etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Para ajudar a contar esta história, a mostra apresenta a instalação Labirinto Olfativo versão 4 – Descobrindo as flores das cerejeiras, da artista plástica japonesa Maki Ueda. A obra leva quem visita o local a percorrer um determinado caminho, guiado pelo cheiro e, assim, encontrar o aroma das sakuras, árvores com flores de cerejeiras. <3

A exposição mostra a construção de gostos e cheiros característicos do Japão, com fragrâncias e essências típicas como a alga, o wasabi e outros presentes em comidas, bebidas, perfumes, odorizadores e incensos.

Além disso, a imersão nos paladares japoneses conta ainda com uma degustação cega de balas gelatinosas de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias. A exposição Cores e Sabores ficará em cartaz na Japan House até o dia 30 de setembro de 2018.

 

 

Já que está lá, outra parte a ser visitada é a MUJI Pop-Up Store, uma loja temporária da marca japonesa que é reconhecida por traduzir em seus artigos o minimalismo nipônico, e está acompanhada de uma exposição sobre o conceito MUJI. Esta é a primeira vez do grupo na América Latina e vale a pena conhecer todos os detalhes.

 

 

A ideia é apresentar a filosofia MUJI, que se manifesta em práticos processos de fabricação, resultando em produtos básicos e funcionais. A marca evidencia um estilo de consumo simples e racional, norteado pela austeridade e discrição, que fazem parte da cultura nipônica. No local, os visitantes entrarão em contato com alguns dos clássicos que representam a essência da marca japonesa, e poderão conhecer e, pra quem adora o estilo criativo dos japoneses, pode aproveitar pra comprar itens de papelaria, decoração e organização.

Fundada no Japão em 1980, a Mujirushi Ryohin, MUJI em japonês, se traduz como “artigos de qualidade sem marca” e traz produtos que se baseiam em três princípios fundamentais desde sua fundação: seleção de materiais; simplificação de processos e de embalagens. Os produtos da MUJI são criados por um processo de fabricação extremamente racional, são sucintos e privilegiam a simplicidade.

A exposição MUJI está disponível até o dia 05 de agosto, então ainda dá pra correr e aproveitar!

 

JAPAN HOUSE São Paulo 
Avenida Paulista, 52 (Piso Térreo)

Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.