Marketing profissional

Pode parecer óbvio, mas o fato é que muitos gestores e executivos  ainda não entenderam que gerir sua carreira com a implantação de um plano de marketing pessoal está se tornando necessário, num mercado cada vez mais  competitivo.

Kelly Zanoni, Head Hunter de uma empresa multinacional, afirma que  a imagem de um profissional seja ela no mundo off ou on-line  fará diferença na hora da contratação. Isso porque as empresas rastreiam informações sobre os candidatos na internet e em sua rede de contatos no mercado.  Por isso a importância de manter uma rede de networking  e se posicionar de forma inteligente na web.

A especialista em contratação de profissionais para empresas de grande porte garante que a visibilidade midiática do candidato é tão importante quanto sua relação com o mercado, por isso, posicione-se de forma estratégica e mostre sua cara.  Caso a empresa mantenha políticas que restrinjam seu acesso à imprensa ou divulgação de projetos com a assinatura de seu nome, opte por fazer parte de um associação veiculada à sua profissão,  participe de congressos, envolva-se com profissionais de sua área que estão no mercado e crie novas oportunidades de apresentar seu trabalho. “Muitas vezes entrevistamos profissionais que passaram mais de 15 anos em uma empresa e não souberam aproveitar a oportunidade para  construírem sua marca no mercado. Estes quando se desligam das empresas, acabam passando despercebidos”, afirma Kely Zanoni .

Para o publicitário Carlos Henrique, criador do blog CHMKT, os profissionais – especialmente de marketing e publicidade – precisam aprender a aplicar as filosofias de construção de marcas às suas próprias carreiras todo mundo nessa área tem um ponto de vista sobre como construir marcas fortes, gerar negócios, etc.  O que precisamos fazer – seja qual for essa filosofia – é aplicá-la a nos mesmos. Inclusive, isso acaba virando case, porque é a sua filosofia colocada em prática”, explica.  O publicitário explica que no seu caso foi em busca por espaço na área de planejamento fora de São Paulo e também criou seu blog – atualmente um dos mais reconhecidos entre os profissionais de planejamento de marketing – para compartilhar ideias e experiências e em contrapartida, o tornou uma vitrine reconhecida no mercado.

“Se eu digo que sou legal, ninguém provavelmente vai acreditar… mas se me veem fazendo coisas legais, eles mesmo concluem do que sou capaz, o blog nasceu neste pensamento", afirma Carlos Henrique, mostrando que atitude e posicionamento são palavras de ordem para quem quer construir uma marca de relevante de

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.