Meninas afegãs dominam o skate

Em um lugar onde as mulheres sofrem tanto em busca de igualdade social e respeito, um título inusitado e que faz pensar: o Afeganistão tem uma escola de skate onde 40% dos alunos são mulheres – surreal,não? Isso faz com que o país seja o maior na taxa de participação feminina na modalidade de skate, em todo o mundo.

 

O grande culpado por este dado tão inusitado é o skatista Oliver Percovich, que ao se deparar em 2007 pela primeira vez com crianças no Afeganistão e sentir o desejo dos pequenos – que hoje somam 70% da população do país –  em aprender a andar com o objeto de rodinhas, decidiu criar a ONG Skateistan. Ele se mudou para Cabul e mudou a rotina das crianças daquele lugar.

Fico imaginando a sensação de liberdade, alegria e sonho de cada criança deste projeto, num país tão escasso de tudo – principalmente desta meninas radicais!

O vento no rosto, o domínio próprio sobre as rodas, o orgulho bom, o sorriso…com certeza grandes e novos sentimentos brotaram nestes coraçõezinhos e depois disso eles nunca mais serão os mesmos.

http://vimeo.com/46337060

Para treinar as meninas existem obstáculos, mas a ONG de Percovich luta para trazer parceiros fortes pra perto e continuar com o sonho. Lá, meninas e meninos são ensinados em dias separados, para não ofender os costumes do país.  Estudantes, crianças de rua, refugiados e jovens com deficiência, se beneficiam com o projeto  e através do skate, aprendem a manobrar a tristeza e ultrapassar os obstáculos  da vida com graça. Tamana, uma garotinha de 11 anos que já é instrutora do projeto e vê no skate a possibilidade de voar, em uma entrevista para o site do Skateistan mostra que sabe exatamente quais serão suas manobras pela vida: ” Tenho orgulho de ser uma menina honesta e corajosa do Afeganistão…Quero estudar, me formar em medicina , alcançar meus objetivos de vida  e servir o meu povo. Então eu vou casar”.

O Skateistan  tem o obetivo de plantar nestas crianças o  sonho, a paixão e motivação, transformando o futuro de cada uma delas em algo promissor. Alguém duvida que este futuro já começou?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rJWHm0v5MYw

Para quem quiser ajudar este projeto e fazer as meninas afeganistãs mais felizes, aqui oh: http://skateistan.org/

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.