Recorde de casos nos consultórios médicos, a endometriose – mal da mulher moderna, já tem causa aparente. Estudos e pesquisas comprovaram que mulheres bem-sucedidas, daquelas que têm milhões de compromisso, estão em cargos de liderança e possuem muita responsabilidade no dia a dia, são mais suscetíveis a baixa imunidade, o que pode ocasionar o desenvolvimento da doença.

Isso acontece porque essas mulheres cheias de preocupação e responsabilidade são mais suscetíveis a desenvolver estresse, o grande causador da baixa imunidade capaz de alterar o sistema imunológico e provocar a incompetência no organismo feminino em comandar a menstruação para locais fora do útero.

 

 

A “doença moderna das mulheres” como é conhecida, está cada vez mais comum já que cada vez mais as mulheres têm se dedicado à carreira e, com a vida moderna, a maternidade tem acontecido cada vez mais tarde, além das mulheres que decidem não ter filhos. Segundo o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra da capital paulista, as pílulas sem pausa e a própria gravidez são os tratamentos mais eficazes contra a endometriose e como as mulheres estão demorando mais para engravidar, aumentam as chances de desenvolverem a doença. “Para os casos mais graves apenas o controle hormonal por métodos anticoncepcionais e a suspensão da menstruação não funcionam. Nesses casos, a cirurgia é a chance de cura da endometriose que pode ser feito por laparoscopia”, explica o médico.

Claro que o emocional influencia bastante, mas também há fatores ambientais que podem agravar os números da doença: “As garrafas pets estão entre a principal influência ambiental, junto com a poluição do ar os alimentos ricos em conservantes. Produtos artificiais agridem também o organismo e o sistema imunológico, provocando a endometriose”, completa Dr. Domingos.

Então, mulherada, bora se cuidar! A gente sabe que a correria do nosso dia a dia e a carreira podem causar muito estresse, mas de vez em quando é bom parar, tirar um tempo pra você relaxar, porque já tá mais que provado que toda essa rotina pode nos deixar com a saúde vulnerável.

Uma boa opção é fazer meditação, yoga, praticar o mindfullness, pelo menos 1 vez por semana pra deixar a mente tranquila e manter a saúde física e mental em dia. Você vai ver que isso pode refletir até na sua produtividade, além de fazer um bem enorme pra gente. Então, vamos juntas?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *