Mulheres que têm cargos de muita responsabilidade são mais propensas a desenvolver endometriose

Recorde de casos nos consultórios médicos, a endometriose – mal da mulher moderna, já tem causa aparente. Estudos e pesquisas comprovaram que mulheres bem-sucedidas, daquelas que têm milhões de compromisso, estão em cargos de liderança e possuem muita responsabilidade no dia a dia, são mais suscetíveis a baixa imunidade, o que pode ocasionar o desenvolvimento da doença.

Isso acontece porque essas mulheres cheias de preocupação e responsabilidade são mais suscetíveis a desenvolver estresse, o grande causador da baixa imunidade capaz de alterar o sistema imunológico e provocar a incompetência no organismo feminino em comandar a menstruação para locais fora do útero.

 

 

A “doença moderna das mulheres” como é conhecida, está cada vez mais comum já que cada vez mais as mulheres têm se dedicado à carreira e, com a vida moderna, a maternidade tem acontecido cada vez mais tarde, além das mulheres que decidem não ter filhos. Segundo o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra da capital paulista, as pílulas sem pausa e a própria gravidez são os tratamentos mais eficazes contra a endometriose e como as mulheres estão demorando mais para engravidar, aumentam as chances de desenvolverem a doença. “Para os casos mais graves apenas o controle hormonal por métodos anticoncepcionais e a suspensão da menstruação não funcionam. Nesses casos, a cirurgia é a chance de cura da endometriose que pode ser feito por laparoscopia”, explica o médico.

Claro que o emocional influencia bastante, mas também há fatores ambientais que podem agravar os números da doença: “As garrafas pets estão entre a principal influência ambiental, junto com a poluição do ar os alimentos ricos em conservantes. Produtos artificiais agridem também o organismo e o sistema imunológico, provocando a endometriose”, completa Dr. Domingos.

Então, mulherada, bora se cuidar! A gente sabe que a correria do nosso dia a dia e a carreira podem causar muito estresse, mas de vez em quando é bom parar, tirar um tempo pra você relaxar, porque já tá mais que provado que toda essa rotina pode nos deixar com a saúde vulnerável.

Uma boa opção é fazer meditação, yoga, praticar o mindfullness, pelo menos 1 vez por semana pra deixar a mente tranquila e manter a saúde física e mental em dia. Você vai ver que isso pode refletir até na sua produtividade, além de fazer um bem enorme pra gente. Então, vamos juntas?

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.