Mundo Corporativo


Mais comum do que muita gente pensa, o “colega de trabalho sem noção” está por toda parte. Uma de suas especialidades é tomar para si os feitos de toda uma equipe. Como lidar com isso?

Nossa sugestão vai sempre na linha de não se igualar a este tipo de pessoa, provocando tumultos ou armando barracos. Use a inteligência e a educação em primeiro lugar.

Ao perceber que seu colega está avançando por terrenos sobre os quais não tem direito, chame-o para uma conversa direta e franca. Assim ele poderá perceber que você sabe o que se passa e que se manteve longe de subterfúgios do tipo fofoca para colegas e chefe.

Mostre a ele que as atitudes que ele toma não são condizentes a uma carreira de um bom profissional e que os caminhos para o sucesso passam sempre pela honestidade e reconhecimento do trabalho alheio.

Após este papo sério deixe claro que não tolerará abusos e que tem certeza de que ele entendeu a melhor forma de se conviver num ambiente de trabalho, onde todos fazem a sua parte para a produtividade geral.

Para aprender a lidar bem com os problemas no mundo corporativo, sugiro o livro Os Sete Pecados do Mundo Corporativo (Editora Vozes). Veja aqui!