Ops, estou grávida!

Você está no auge de sua carreira, todos os projetos estão a seu favor e nunca antes na história de sua vida, a diretoria elogiou tanto seu desempenho. Até uma promoção rolou e de repente você descobre: está grávida!  Por alguns instantes a vida passa como num filme por sua mente. Você se lembra de sua infância e todas as fases de sua vida até o exato momento em que apanhou o resultado positivo no laboratório. Tá, vamos ser sinceras, dá uma espécie de medo, alegria e desespero na gente. Tudo ao mesmo tempo, especialmente para as workaholics, mas é hora de parar de pensar só em você  e em seus projetos, você vai ser mãe e isso é uma dádiva! Respire fundo e comemore, sua vida vai mudar e para melhor!

Quando a gente engravida, iniciamos uma metamorfose física e emocional incrível. A gente descobre que somos muito mais do que pensamos e nossos projetos de vida ganham muito mais intensidade e valor, porque realizamos cada um não só por nós mesmas, mas por alguém que de repente passa a ter uma importância singular em nossa vida. Conhecemos o verdadeiro sentido da vida e do amor. Isso nos transforma em pessoas melhores, mulheres especiais, mães.
Então, nada de desespero. Ë hora de planejar a nova rotina e cuidar de vocês. Vamos às dicas que separamos para deixar seu dia a dia mais leve e feliz:

Cuide de sua alimentação e faça exercícios
A primeira dica diz respeito à sua qualidade de vida. Nada de pular refeições para adiantar o trabalho. Otimize seu tempo de outras maneiras, sem prejudicar sua saúde.  Faça hidroginástica e outros tipos de exercícios – converse com seu médico para descobrir o que se encaixa melhor com você.

Equilibre trabalho e lazer
Se você focar em resultados durante o expediente  pode deixar de lado as horas extras – que muitas vezes viram vício e são desnecessárias. Desapegue-se desta rotina insana e dedique-se ao máximo durante o expediente para poder relaxar depois.  Vá para casa, relaxe, ouça sua música preferida, prepare pratos leves, fique de pernas para o ar e sinta seu bebê mexer na sua barriga. Converse com ele e inclua o papai nestes momentos mágicos.

Durante o expediente, mexa-se
Se você trabalha  sentada, lembre-se de levantar um pouco e dar uma voltinha para ajudar na circulação.  Alongue-se no banheiro. Cuide-se.

Evite compromissos irrelevantes
Tá, a gente sabe que existem inúmeros eventos e tals, mas  você vai precisar ser mais seletiva. Não dá para marcar presença em todos. Vá apenas aos eventos que realmente sejam relevantes e não fique com a consciência pesada. Você não precisa estar em todos os lugares. Isso é ilusão. Mãe são mais exigentes e qualitativas. Nosso tempo vale ouro.

Seja prudente com você mesma
Não exagere e reconheça que você tem limites. Dedique-se ao trabalho, seja responsável como sempre, mas evite exageros. Seus colegas e chefe te respeitarão por seus resultados e qualidade de trabalho e não por ser a última a deixar  o escritório. Relaxe.

Aproveite os finais de semana
Nada de checar e-mails a toda hora nos finais de semana. Desconecte-se  e dedique este tempo para organizar as roupinhas do seu bebê, chá de bebê, passeios, se cercar de pessoas que você ama e dar boas risadas. Isso fará um bem danado a vocês e te encherá de energia para a próxima semana.

 

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.