Passo a passo para reduzir seu stress financeiro

Quem nunca passou por aquela aflição ao abrir o extrato e ver a conta no negativo? Aquele medo de abrir a fatura do cartão? O coração dispara e bate um desespero: como vou dar conta de tudo, com tão pouco dinheiro?

A verdade é que enquanto não assumimos o controle das nossas vidas financeiras, esta sensação ruim fica sempre à espreita, esperando o momento certo para voltar. Pode ser depois de gastar mais do que devia em um jantar ou em uma tarde no shopping. Pode ser ao ver o calendário e perceber que o fim do mês ainda está longe. Qualquer momento pode ser perfeito para o seu stress financeiro bater.

Culpa, ansiedade, frustração. Como se livrar de todos estes sentimentos ruins com relação ao nosso dinheiro? Ouço tantas reclamações de mulheres que não conseguem construir uma vida financeira mais saudável que decidi montar este passo a passo. Confira:

1. Saia da negação

Não abrir o extrato ou a fatura não vai ajudar em absolutamente nada. Para se livrar do stress financeiro, você precisa primeiro encarar a sua situação. Muitas vezes, ela não é tão ruim quanto você imaginava. Por isso, dê uma geral nas suas contas e veja exatamente como está a sua vida financeira.

 

2. Renegocie as dívidas – se houver

Some todas as parcelas que você está pagando por mês: elas não podem ultrapassar o equivalente a 30% do seu salário. Se você não está dando conta de pagar tudo, sente-se com o credor para renegociar. Isso ajuda – e muito – a dar aquela sensação que você está de volta ao caminho certo.

 

3. Não gaste tudo o que ganha

Se você está endividada, deve primeiro pagar todas as dívidas para depois começar a poupar. Mas se você está no azul, precisa começar a guardar dinheiro imediatamente. Quando você gasta menos do que ganha, você sai da situação de vulnerabilidade financeira que traz tanto stress. Caso surja algum imprevisto, você não precisa se endividar. Com este novo hábito, você consegue inclusive começar a planejar a realização dos seus grandes sonhos!

Simples assim. Encarar, resolver as dívidas e poupar com regularidade. Ter uma reserva de grana elimina todo o stress. Garantido!

Carolina Ruhman Sandler

Carolina Ruhman Sandler é especialista em finanças pessoais e fundadora do Finanças Femininas, o primeiro site de empoderamento feminino através da educação financeira do Brasil. É coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Estudou Jornalismo na PUC-SP, Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris, e Liderança Feminina em Wharton (Universidade da Pensilvânia). Foi eleita personalidade do ano de 2015 em finanças pessoais pelo site Dinheirama.