Planeje despesas e evite dívidas

A maioria das pessoas que se endividam sofrem pelo excesso de consumo e acabam se esquecendo de se perguntar: eu posso fazer esta compra? Tenho como arcar com esta despesa sem sangrar meu orçamento?

Especialistas em finanças alertam para este tipo de reflexão antes das compras. São questionamentos simples que podem impedir a pessoa de se endividar. Segundo Álvaro Modernell, educador financeiro, as pessoas precisam entender que dívida não é somente a conta que está atrasada. É também o que está em andamento.

Por isso, fique atento ao seu orçamento e planeje suas compras de forma racional para que não tenha dor de cabeça com o acúmulo de dívidas e cobradores no seu pé. Modernell afirma que cerca de 70% de todas as compras que fazemos estão relacionadas a desejos de consumo. Tá ai a oportunidade para você para e reorganizar sua vida financeira.

Dicas Essenciais:

• Pense duas vezes antes de assumir prestações

• Não compre se isso for sangrar seu orçamento

• Compre apenas se pode pagar, não se empolgue com os créditos fáceis

• Pequenas prestações acumuladas podem se tornar dívidas impagáveis

• Tome cuidado com empréstimos consignados pode ser uma furada

• Organize uma planilha de orçamento com o necessário e o supérfluo

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.