Plano Cultural: Patricia Piccinini traz exposição com esculturas hiperrealistas de criaturas surreais

Toda semana compartilhamos dicas culturais comandadas por mulheres. O Plano acreditar que valorizar o trabalho dessas artistas femininas é uma importante forma de valorizar o universo feminino e mostrar que podemos ser o que quisermos. Confira aqui todos os #PlanosCulturais e divirta-se!

ComCiência é a primeira mostra individual da artista Patricia Piccinini no Brasil.

Nascida em Serra Leoa, mudou aos sete anos para Austrália, onde vive desde então.

Suas obras chamam duplamente atenção de públicos de todas as idades, tanto pelo realismo incrível de suas esculturas como pelo lado fantástico delas, ao criar personagens fictícios e mesclar diferentes genéticas para dar vida a criaturas surreais.

Para isso, ela usa silicone, fibra de vidro e outros materiais. “Apesar do estranhamento, de serem figuras nunca vistas, você se reconhece nelas“, comenta Marcello Dantas, responsável pela curadoria do ComCiência em entrevista à Folha de S. Paulo.

Já em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), quem for vai se deparar com cerca de 25 dessas criações organizadas em cinco núcleos, além de vídeos, fotos, pinturas e desenhos, todos da artista.

“Acho que Patricia aponta para um futuro não muito distante no qual teremos o poder de criar novos seres. Ela não oferece uma resposta ou uma moral, mas questiona até onde vamos”, comenta Dantas.

A Folha de S. Paulo fez uma entrevista maravilhosa com ela e que indicamos muito que você leia aqui.

A abertura oficial foi dia 12 e superou qualquer expectativa. O hiperrealismo de Patricia atraiu mais de 9 mil pessoas ao centro. Segundo dados da Folha, mais pessoas do que na exposição Frida Kahlo – Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México.

Para visitar a exposição ComCiência, é possível utilizar um sistema de agendamento por meio do site e do aplicativo gratuito do Ingresso Rápido.

Confira ainda a matéria feita pela TV Cultura:

Agora algumas imagens, mas não todas, para você não deixar de ir presencialmente conferir as obras dessa incrível artista!

A artista australiana Patrícia Piccinini expõe cerca de 25 obras surrealistas com hiperrealismo no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo.

at_com_expo_ccbb_fp5-850x581

at_com_expo_ccbb_fp16-850x570

blogger-image--1065101176

Blogslider-Patricia-Piccinini-hybrid-Realism-Workshop-ILoboyou7

ComCiencia-4

comciencia-patricia-piccinini

conciencia1

Serviço:

CCBB – r. Álvares Penteado, 112, região central
tel. 3113-3651
Seg. e qua. a dom.: 9h às 21h.
Até 4/1/2016.
Livre.
Estac. (R$ 15 p/ 5 h, na r. Sto. Amaro, 272 c/ serviço de van grátis até o CCBB)
GRÁTIS

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.