Por que Alicia Keys resolveu não usar mais maquiagem?

A cantora Alicia Key (35) é conhecida por sua voz poderosa e imenso talento musical. E agora, por estar mandando uma mensagem tão potente quando seu som.

Após aparecer sem maquiagem nenhuma na capa da revista Fault, mostrando algo que poucos sabiam, suas sardinhas, enfatiza que, a partir de agora, não vai mais cobrir suas lindas marcas.

1464966054423

Para ela, este é um importante passo na autoaceitação e uma forma de, mais uma vez, debater os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Alicia explicou seus motivos em carta aberta à Lenny Letter, a newsletter feminista da atriz e escritora Lena Dunham.

“Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que que a gente tenha que ser magra, ou sensual, ou desejável, ou perfeita. Uma das muitas coisas que eu estava cansada era do constante julgamento das mulheres. O constante estereótipo que nos faz sentir que o tamanho normal, não é normal, e Deus nos livre se você for plus size”, escreveu.

A artista desabafou como sempre se sentiu pressionada a atingir essa tal “perfeição midiática” e que o julgamento dos outros a abalavam. Que foi durante a produção de seu novo single, “In Commom” – o primeiro dela em quatro anos -, que parou para refletir sobre tudo isso.

ezgif.com-video-to-gif(1)

“Eu me forço a me olhar no espelho e ter controle sobre quem eu sou”, disse em entrevista para a revista. “Quando eu ensino a mim mesma que também posso ter defeitos é quando me torno bonita.”

Ela chegou a falar ainda de algumas situações em que sentiu esse tipo de pressão. “Toda vez que saía de casa, ficava preocupada se eu não tinha me maquiado. ‘E se alguém quiser uma foto? E se postassem essa foto?!’. E isso tudo, de um jeito ou de outro, era baseado em muito do que as outras pessoas pensavam de mim”, explica.

Estampar uma capa sem maquiagem foi o marco definitivo para que ela se livrasse de todas as questões que a atormentavam. “Foi a coisa mais forte, poderosa, livre e honestamente bonita que eu já senti”, descreve.

E para as fotos da revista, não só apareceu com sua pele natural, mas também seus cabelos estavam naturais.

“Não quero me cobrir mais. Nem meu rosto, nem minha mente, nem minha alma, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, nem meus esforços, nem meu crescimento emocional. Nada”, finaliza.

alicia_k

alicia_ke

Screen Shot 2016-06-04 at 10.37.07 AM

Screen Shot 2016-06-04 at 10.37.34 AM

Screen Shot 2016-06-04 at 10.37.45 AM

Todas as Imagens: Zoltan Tombor

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.