Procurando livros feministas pra ler de graça? Agora tem

Pense nos últimos livros que você leu ou em obras de literaturas conhecidas. Pensou? Quantos deles foram escritos por mulheres? Poucos ou nenhum, certo? Os livros escritos por mulheres são menos lidas e pouco divulgadas. Pra mudar esse cenário e dar destaque às mulheres escritoras, uma editora independente e digital, a Cita Press, decidiu criar novas edições de livros escritos por mulheres e que são de domínio público e estão disponíveis no seu site gratuitamente pra ler online ou pra impressão.

“A Cita tem como propósito principal facilitar o acesso à literatura feminista e celebrar o trabalho dessas mulheres que foram pioneiras em tratar a inequidade de gênero nos livros”, diz à ELLE Juliana Castro, designer gráfica colombiana e criadora da plataforma. Hoje a Editora Cita tem seis títulos, apenas em inglês, que além do texto original trazem prefácios inéditos escritos por autores contemporâneos que explicam a relevância da obra nos dias de hoje.

Um dos títulos que estão disponíveis é o famoso ensaio On the equality of the sexes, que foi escrito em 1790 pela ativista norte-americana Judith Sargent Murray. Ela defende a igualdade de gênero tendo como base a industrialização e o fim da vantagem concedida pela força física.

“Escolhemos textos que falem sobre as dificuldades que as mulheres têm enfrentado por séculos e também sobre as oportunidades de mudança”, conta Juliana.A plataforma, que foi oficialmente lançada em março deste ano, já está em processo de expansão. Logo a Cita Press terá sua primeira obra em espanhol e há ainda planos de parceria com novas autoras interessadas no acesso livre à literatura. “Dos 50 livros em domínio público mais lidos hoje no Goodreads – o maior site de recomendação de livros do mundo -, apenas cinco são de autoras mulheres. Isso precisa mudar”, defende Juliana. “Mulheres têm escrito há muito tempo e está na hora de lembrar e se orgulhar disso. E não há forma melhor de celebrar o trabalho dessas escritoras do que o lendo.”

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.