Qual é o seu plano de verão?

Se você me fizesse esta pergunta há uns anos atrás, com certeza a resposta seria: QUERO PERDER 5 QUILOS! A verdade é que todo verão que se aproximava trazia pra mim uma ansiedade idiota de ficar mais magra, com a bunda dura e quilos a menos. Começava ali uma maratona de exercícios e alimentação maluca, que me dava mau humor, porque quem me conhece sabe que eu não gosto de abrir mão de chocolate! Um tédio! Repensei a vida e parei.
Já parou pra pensar em quanto a gente perde correndo atrás de uma bunda dura? Eu não estou falando pra você parar de malhar, pra não ser saudável e cuidar de sua alimentação. Não é isso! Tô falando que a vida é mais que frango com batata doce e que comer um brigadeiro ou tomar um milk shake ~ delícia ~ quando der na telha é sinônimo de liberdade! Experimenta fazer isso pra ver! Experimenta sair da clausura dos padrões de beleza e da pira por um corpo perfeito, para fazer outros planos para o seu verão.

Eu estou vendo à minha volta, mulheres lindas, porém desesperadas por perder peso para o verão. Inseguras com suas curvas. Malucas por dietas milagrosas. Reféns de padrões.
Isso me faz lembrar da minha adolescência com transtornos alimentares e de como é difícil não conseguir estabelecer uma relação bacana com a gente mesma, com nosso corpo.
Nunca mais quero isso pra mim e também não quero isso pra nenhuma mulher. O empoderamento feminino passa pelo nosso amor próprio. Primeiro a gente precisa se amar, acima de tudo. E pra isso a gente precisa olhar pro espelho e enxergar quem a gente é de verdade. Sem tabus e estereótipos.

Conversar sobre nossa relação com o corpo sempre é tocar na ferida. A gente se sente empoderada até que alguém nos pergunte coisas como:

– Você engordou?
– Você era tão magrinha, o que aconteceu com você?
– Nunca mais você voltou ao corpo de antes da gravidez, né?
– Por que você não consegue emagrecer, afinal?
– Já procurou um médico pra ver por que você não emagrece?

A gente precisa se amar. E ter respostas para essas perguntas. Respostas pra gente mesma. Respostas que mostrem que a gente não é só carcaça, que somos nossos planos e eles vão além da imagem.

Meu plano de verão é levar a vida menos a sério. É procurar lugares legais e inspiradores para relaxar. Uma rede, um mar, uma lagoa. Gente alto astral. Comida boa. É ir de biquíni pra praia e botar a cara no sol, com minhas celulites e bunda mole, sem culpa! É curtir e fazer com que o verão seja gostoso pra mim e não o contrário, saca? Qual o seu plano de verão? Vamos pensar para além dessa loucura de malhação e curtir a estação mais quente do ano com novos planos? Use #PlanodeVerão e conte pra gente como vai aproveitar o verão este ano! Vamos juntas, porque o verão tem muitas cores e sabores pra gente descobrir!

 

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.