Quando chega à hora de dizer adeus

 

Nós odiamos ter que nos despedir. É horrível ver alguém que queremos ter por perto ir embora. A despedida é um sentimento confuso devido as suas situações. Quando alguém recebe uma proposta de trabalho incrível e precisa ir embora, vivemos um misto de tristeza pelo abandono e alegria pela conquista que deixa qualquer um louco. A dor de perder alguém para sempre é horrível, a sensação de “nunca mais estar perto” é uma das mais dolorosas que existe. E ainda existe aquela despedida que para superar a perda, precisamos ter força para aceitar que é a hora de dizer adeus.

Desistir de um relacionamento que não anda bem, abandonar um emprego que não te traz mais desafios, ou de uma amizade que não agrega mais nada em sua vida. A palavra desistir é pesada e sempre traz a sensação negativa do fracasso, mas nem sempre é assim. Sabe aquele ditado que “Quando uma porta se fecha, outra janela se abre”, ver o adeus desta forma pode ser o impulso que lhe faltava para conseguir encarar o desafio de aceitar algo novo.

A convivência, seja pessoal ou profissional, nos envolve em milhões de laços afetivos que tornam muito mais difícil encarar o adeus. Sair do trabalho, deixar os colegas, a rotina e até aquela mesinha que personalizou do jeito que você gostava é difícil, escolher dizer adeus a alguém com quem já dividiu conquistas, tristezas e sonhos é ainda pior. Sempre fica aquela insegurança de saber se a decisão é a coisa certa a se fazer.

Dizer adeus é difícil, porém abandonar alguns hábitos e até algumas pessoas pode ser o início de um novo caminho, de uma nova história com um novo enredo e novos personagens.  Infelizmente não podemos ver o futuro para saber se a escolha que fizemos será a certa, mas entre ficar com algo que não agrada mais ou escolher começar algo novo que pode dar certo e trazer muitas coisas boas, eu fico com a segunda opção. E posso dizer, por experiência pessoal, que não me arrependo de nenhuma das vezes que disse adeus, porque depois tudo sempre ficou melhor – às vezes demora muito, mas as recompensas sempre chegam. E vale a pena!

Desistir é triste, mas recomeçar te dá a chance de fazer algo melhor.