Quer ingressar na marinha? Veja oportunidades disponíveis para as mulheres

As mulheres  estão ganhando cada vez mais espaços em lugares que antes era dominado apenas por homens e a Marinha é um deles. Recentemente as mulheres ganharam o direito de ingressar no Corpo da Armada (CA) e no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), postos que até então só podiam ser ocupado por homens.

Agora, para as mulheres que desejam entrar na marinha, separamos uma série de oportunidades de concursos que estão abertos para que elas continuem ocupando espaços. É a chance para fazer carreira e engrossar o coro de mulheres nesta área. Afinal, hoje as mulheres são 50% dos oficiais e 35% das praças empregadas nas áreas de saúde, engenharia naval e administração da Força.

As mulheres começaram a ter oportunidade em 1980, quando foi criado o Corpo Auxiliar Feminino de Reserva da Marinha (CAFRM). Já em 1997, pela Lei nº 9.519, houve uma reestruturação extinguindo o CAFRM e oferecendo ampliação da participação feminina nas atividades de Força Naval.

Hoje, as mulheres podem ingressar na Marinha de duas formas: por meio de concurso público, que oferece uma carreira com estabilidade ou então por meio de processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário, que tem um vínculo temporário que pode chegar a oito anos, tendo que ser renovado anualmente.

A progressão de hierarquia é uma grande possibilidade. Em 2012, tivemos a primeira mulher ocupando o cargo de Oficial General das Forças Armadas Brasileiras, a contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes.

 

 

Já em 2014, a Força Naval criou a sua primeira turma de aspirantes femininas da Escola Naval, mostrando que realmente as mulheres também têm direito a ocupar estes espaços e dando cada vez mais oportunidades para que elas ingressem na Marinha, construindo uma carreira sólida e com possibilidades de crescimento profissional.

Para quem sonha com a oportunidade de entrar nessa área, confira as oportunidades que estão abertas tanto para quem quer tentar por meio de concurso como por inscrições no processo seletivo voluntário:

Concurso Público

Ensino Médio

Escola Naval

Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais

 

Ensino Médio / Técnico

Corpo Auxiliar de Praças

 

Ensino Superior

Corpo de Engenheiros da Marinha

Corpo de Saúde da Marinha

Quadro Técnico

Quadro Complementar de Oficiais Intendentes

 

Processo Seletivo Voluntário

Ensino Fundamental com Curso de Formação Inicial Continuada e Ensino Médio / Técnico

Corpo de Praças da Reserva da Marinha

Ensino Superior

Corpo de Oficiais da Reserva da Marinha dos quadros referentes às profissões como Engenheiros, Médicos, Veterinários, Dentistas, Apoio à Saúde, Quadro Técnico e Técnico Magistério.

O aviso para a Convocação das vagas deve acontecer até o dia 09 de novembro, então é bom ficar de olho no site para quando as vagas forem divulgadas no site da Marinha.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.