Renata tem um Plano: fazer com que seu negócio de doces cresça cada vez mais

Renata Felipe de Santana é uma mulher de 44 anos, casada, mãe de três filhos. Uma mulher brasileira como muitas. Uma mulher com Planos.

Renata sempre gostou muito de cozinhar e aos 22 anos, ela e sua amiga Márcia começaram a fazer chocolate para a época de Páscoa e assim atuaram por 3 anos. “Meu desejo de trabalhar na área de gastronomia crescia e fui fazendo cursos rápidos. Aprendi com uma amiga a fazer diversos salgados e doces e fazia pra vendê-los nos fins de semana em lojas e salões de beleza no bairro onde morava.”

Por mais que começar a trabalhar com gastronomia seja algo extremamente desafiador, Renata tinha o plano de seguir essa carreira. Passou por altos e baixos, às vezes se sentia desanimada, mas retomava as forças porque sua paixão é cozinhar. “Estar na cozinha pra mim é uma terapia capaz de curar qualquer tristeza ou depressão.”

Em 2002 Renata se formou como Técnica em Nutrição e Dietética pela ETEC Getúlio Vargas, e adorava as aulas de laboratório, que era onde aprendia o jeito certo de preparar cada alimento. Adorava cozinhar e procurava sempre um jeitinho de botar a mão na massa: “Mesmo quando tinha um emprego formal, sempre dava um jeito de fazer algo relacionado à culinária. Fazia sanduíches naturais, bolo no pote, pão de mel, trufas e doces em geral pra vender para os funcionários. Sinto prazer ao ver as pessoas apreciando meus pratos.”

Em 2013, Renata foi convidada pra administrar um restaurante onde ficou por 2 anos, mas, por conta dos filhos pequenos, precisou tomar a difícil decisão de sair do trabalho formal e voltar a empreender. “Foi aí que voltei a trabalhar com encomendas pra festas, e é isso o que faço até hoje. Tomei essa decisão, porque poderia estar mais presente na vida dos meus filhos e fazendo o que mais gosto: doces.”

Hoje, Renata diz que vive a melhor fase da sua vida profissional. “Tenho clientes fidelizados, minha clientela é toda baseada na recomendação do meu trabalho, no boca a boca mesmo.” Renata vive em Paraisópolis, comunidade da zona Sul de São Paulo, mas vende também pra outros bairros da região e está conseguindo solidificar sua marca João e Maria bolos, doces e cia, no mercado, e ela já é bem conhecida na região onde mora.

O seu Plano agora é dar um passo além, Renata está se preparando pra abrir sua primeira loja física e, assim, aumentar sua visibilidade. Pra isso. ela está buscando conhecimento e procurando se manter atualizada com as tendências do mercado.

“A gastronomia sempre estará em destaque pois cada dia que passa surgem novas tendências e novidades. Por isso, temos que estar sempre atentos a tudo o que está acontecendo de novo por aí. Neste ramo, há espaço pra todos, basta ter um produto de boa qualidade e fazer tudo com amor e dedicação.”

Renata diz que já passou por preconceitos, sim. Por ser mulher, por sair do trabalho e empreender em algo que não sabia se daria certo… foram várias as situações em que tentaram colocá-la pra baixo, mas em momento nenhum ela permitiu que isso a abalasse e fizesse deixar seus planos de lado.

 

“Minha vontade em vencer com meu próprio reforço e trabalho faz com que qualquer comentário que tente me desmotivar se torne irrelevante e esta é minha dica pra quem está passando pela mesma situação. Erga a cabeça e siga em frente!”

 

Empreender, para a Renata, é uma forma natural de colocar em prática um objetivo de vida. Ela participou de um curso na Aliança Empreendedora, e diz que isso abriu muito os seus olhos. “Os cursos da Aliança me fizeram perceber que é possível realizar todos os planos que a gente quiser e melhorar cada vez mais. Basta a gente se dedicar e,  principalmente, ter planejamento e organização pra fazer acontecer.”

 

 

Nessa nova vida de empreendedora, Renata enfrentou alguns desafios e diz que eles aparecem mesmo para serem superados. “Já passei por muitos desafios no início do meu negócio. Teve momentos em que eu não conseguia definir um padrão para os meus produtos e isso me gerava um problema muito grande, pois tinha um mesmo produto com muitas variações. Com o tempo, consegui padronizar minhas receitas e isso deixou de ser um problema pra mim. Uso sempre os mesmos produtos e marcas e isso me ajudou, inclusive, a evitar desperdícios.”

Seu negócio, João e Maria, está crescendo a cada dia graças a muita dedicação, trabalho, e muito amor envolvido. Para a Renata, é mais que um empreendimento, é um objetivo de vida. Além disso, ela diz que ter o apoio da família é essencial pra que ela queira ir cada vez mais longe.

Entre os planos da Renata, além de expandir seu negócio, que está bem perto de acontecer, está aprimorar seus conhecimentos e ingressar em uma faculdade de gastronomia com especialização em confeitaria e ela diz que o segredo é não desistir.

“Já caí inúmeras vezes. Chorei,  dei um tempo, recomecei, mas nunca deixei de acreditar que seria possível. Para todas as mulheres que pretendem empreender eu digo: corra atrás! Não pense que será fácil, obstáculos surgirão, mas qual seria o sentido da vida se eles não existissem para serem ultrapassados? O gosto da superação é muito bom e dá ânimo para seguir em frente. Não desista jamais. Vencer é apenas uma consequência de muita luta e trabalho.

Acima de tudo, seja muito feliz e agradeça sempre ao final de cada trabalho. Desejo que você realize seus planos e tenha muito sucesso.”

 

 

A história de Renata, vai de encontro ao de muitas mulheres. Começar pequenininha, com um negócio pra trazer o sustento pra família e ver que é possível fazer dar certo. Que é possível transformar seus sonhos em Planos. Renata é a prova de que com uma boa ideia, trabalho bem executado e muita vontade, você pode conquistar os espaços que quiser.

Uma mulher, uma empreendedora, que começou com um sonho, com uma ideia e está transformando isso em seu negócio de vida. Uma mulher real, como eu, como você, que luta por um lugar ao sol e aos poucos vai conquistando seu espaço. Os espaços que são seus por direito.

E você, já mandou a história da mulher incrível que você conhece? É você essa mulher? Manda sua história por e-mail no [email protected] Vamos compartilhar os planos mais audaciosos com todas as mulheres que também querem fazer acontecer!

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.