Responsabilidade Socioambiental

Sim, nós temos um plano, mas o que realmente vemos é pouca atitude. Como culpar alguém ou um órgão pela situação atual da nossa “casa”? Como achar um único culpado pelo excesso de lixo? Lixo, este que tanto nos enoja, mas que ao mesmo tempo nos mostra como agimos no meio em que vivemos.

O ditado moderno diz  “Você vale o que você tem”. E o que realmente temos? O que temos cultivado?

Em uma pesquisa que realizei em Belo Horizonte –MG, uma cidade com 2.452.617 habitantes, se estima que sejam produzidas mais de 4.200 ton/dia, de lixo onde são, 27%  (recicláveis), 65% (orgânicos) e 8% (rejeitos).  A megalópole São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia. Em uma semana dá para encher um maracanã! É muito lixo e também, muita falta de consciência ambiental.

Precisamos entender que o lixo que nós produzimos, não deixa de existir só pelo fato de ter sido embalado e depositado na lixeira. Diante desta pesquisa e de inúmeros outros dados que ouvimos todos os dias me resta dizer a vocês:  – Temos que acordar, antes que seja tarde demais! É preciso entender que o lixo é uma fonte de riquezas, matéria-prima  para muitas empresas de reciclagem.

Com ele podem ser produzidos  papéis, folhas de alumínio, lâminas de borracha, fibras e energia elétrica. Por isso, separe de forma inteligente seu lixo, recicle, reutilize, restaure. Utilize hábitos conscientes, como não jogar lixo na rua, afinal, você faz parte deste sistema, somos ligados integralmente a ele e precisamos garantir a sobrevivência de nossa espécie nesta e em futuras gerações. Conscientize-se e faça a diferença.

A singela profissão que faz a diferença

Conversei com uma simpática senhora que é catadora de lixo de uma associação, ela tem sua própria hortinha onde os resíduos orgânicos são depositados e transformados em adubo. Ela me disse algo “Quando estou catando o lixo eu penso: Meu Deus, se não fosse gente como a gente para onde iria todo esse lixo?”

Pare e reflita, onde estaríamos ou como estaríamos sem a reciclagem? Faça a sua parte, porque Sim , nós podemos salvar o nosso planeta! Depende de mim, depende de você. Juntos somos mais fortes!

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.