Romance histórico mostra história de amor da poderosa Frida Kahlo e Leon Trótski

Frida Kahlo foi uma mulher incrível, muito à frente do seu tempo e uma inspiração de protagonismo e também na arte. Apesar de viver uma relação conturbada com o pintor Diego Rivera, durante toda sua vida ela demonstrou força e coragem de colocar seu amor próprio à frente do seu amor por Diego. Nesse período ela teve relacionamentos com outros homens, o que na época era um absurdo para uma mulher, mas Frida era uma mulher bem resolvida e isso nunca foi um problema pra ela.

O livro Frida e Trótski: a história de uma paixão secreta, aborda a relação entre duas das maiores personalidades do século XX. Escrita por Gérard de Cortanze, renomado especialista na vida e no trabalho da pintora mexicana – autor da biografia Frida Kahlo: la beauté terriblé e da coleção de fotografias Frida Kahlo par Gisèle Freund  –  a obra chega às livrarias em abril.

A história deste romance histórico começa em 1937 quando Leon Trótski e sua esposa, Natalia Sedova, perseguidos pelo fascismo e pelas forças stalinistas, chegam ao México como exilados. Frida Kahlo e Diego Rivera oferecem abrigo aos dois russos, que são então acolhidos na célebre Casa Azul.

 

 

Depois de anos repletos de perigos e conflitos com o governo de seu país, os Trótski enxergam na hospitalidade de Frida e Diego um raio de esperança, a quase certeza de dias melhores. No entanto, a paz de Leon parece ameaçada pela presença marcante de Frida, colocando o escritor em um conflito interno entre o dever e o desejo.

A Cidade do México, sempre tão colorida e caótica, equilibrada entre a magia e a loucura, é palco da história desses dois amantes. Mas a morte espreita a cada esquina, e os perseguidores do revolucionário russo estão prestes a encontrá-lo. Para escrever o romance, o francês Gerárd de Cortanze recorreu a jornais e cartas de personalidades da época. “Eu tive que montar um quebra-cabeça para reconstruir toda a história. Os jornais dizem certas coisas, no momento de rearmar tudo, eu construí minha própria visão”, afirma.

 

FICHA TÉCNICA

Frida e Trótski: a história de uma paixão secreta

Gerárd de Cortanze

288 páginas

R$ 49,90

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.