Série de microfilme para Instagram quer discutir a igualdade de gêneros

No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi retirada da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID), por uma decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconheceu que a orientação sexual não pode ser considerada uma doença, pois é um traço da personalidade do indivíduo. Essa mudança marcou o movimento LGBT e transformou a data no Dia Internacional de Combate ao Preconceito e à Violência contra Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros.

Neste ano, também se comemora no Brasil os 40 anos da criação da organização do movimento LGBT. E, foi exatamente nesse mês de maio, que a produtora Smarty Talks, especializada em micro-movies para ambiente mobile, lançou a série “Homem de Verdade”, que tem como objetivo criar uma interlocução, com a sociedade em geral, no que refere ao respeito pela orientação sexual e identidade de gênero. Essa é a primeira série para o Instagram, com 15 episódios de um minuto cada e seis personagens, incluindo um casal cis, um gay e um trans. Confira a trama no perfil @homemdeverdade_serie.

Os vídeos contam a história em forma de pequenos capítulos de um casal hétero que está passando por um momento delicado, porque o homem está desempregado e carrega consigo a carga de que o homem deve ser aquele que mantém a casa. A história também envolve um homem gay e um trans, mostrando os pequenos preconceitos vividos por eles, em uma relação de amigos.

A série deve ter uma continuação e os comentários das pessoas que acompanharam a história no Instagram têm sido muito positivos, vale a pena conferir. Depois, diga pra gente o que você achou! 😉

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.