Sesc Avenida Paulista apresenta encontros para debater obras escritas por mulheres

A partir deste mês, o Sesc Avenida Paulista vai contar com encontros mensais pra debater materiais escritos por mulheres em diferentes momentos da história e de várias nacionalidades diferentes.

Já na próxima semana, no dia 16 de agosto, às 19h, vai acontecer a primeira sessão dessa série de encontros, que vai contar com as historiadoras Romilda Motta e Ivania P. Motta, e o livro em discussão será “Reivindicação dos direitos da mulher”, da inglesa Mary Wollstonecraft. Então, já se programa pra conferir essa primeira edição, que está imperdível!

A obra, pioneira nos debates feministas, traz uma reflexão sobre o papel social da mulher e os desdobramentos dessa realidade. A ideia é que o público seja protagonista nos encontros, e que as mulheres convidadas sejam algo como um mediador, justamente para instigar o debate e dar voz ao público.

 

SOBRE O LIVRO

Escrita em plena efervescência das ideias suscitadas pela Revolução Francesa, a obra de Mary Wollstonecraft, Reivindicação dos Direitos da Mulher (Vindication of The Rights of Woman), publicada em Londres no ano de 1792, reflete sobre a situação da mulher na sociedade, suas implicações e suas consequências. O texto, instigante e atual, é considerado pioneiro e propulsor da luta feminina/feminista pela igualdade de direitos.

Mary Wollstonecraft (1759/1797) foi uma escritora e filósofa inglesa defensora dos direitos das mulheres. Escreveu romances, tratados, uma história da Revolução Francesa, bem como livros infantis e de boas maneiras. Morreu aos 38 anos, ao dar à luz sua segunda filha, que viria também a ser célebre: Mary Shelley, autora de Frankenstein.

 

 

O PROJETO

“Mulheres que escrevem: Para o Mundo, Para a História” é uma série de encontros mensais que propiciam um canal de leitura e discussão de obras produzidas por mulheres, que significaram expressivos passos na ampliação da reflexão sobre direitos, sobre a liberdade de pensamento, sobre a necessidade da autonomia e do protagonismo e a importância de refletir, deforma interseccional, sobre as opressões cotidianas.

 

SERVIÇO

MULHERES QUE ESCREVEM: PARA O MUNDO, PARA A HISTÓRIA

Encontro mensal de debate e leitura de escritos produzidos por mulheres de diferentes períodos e regiões de mundo.

Obra em debate (agosto): Em Defesa dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft com Romilda Motta E Ivania Pocinho Motta

Dias: 16 de agosto

Horário: 19h (quinta)

Local: Biblioteca – 15º andar – SESC AVENIDA PAULISTA – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Ingressos: Grátis

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.