Sete maneiras de poupar sua energia

“Apaga a luz porque seu pai não é dono da Eletropaulo!”

Gritava minha mãe quando a gente saia de um cômodo da casa e deixava a luz acesa.

Eu achava ela exagerada. Afinal, ainda não me preocupava em nada mais do que saber qual seria o passeio do fim de semana ou se o garoto que eu gostava ia me mandar uma cartinha romântica e me chamar pra dançar quadrilha comigo. Bons tempos.

“Para de sugar minha energia e vai arrumar esse quarto que tá uma zona!”

Ela dizia e eu pensava como no desenho O Fantástico Mundo de Bob: será que minha mãe tem superpoderes? É uma espécie de mulher-raio? Guardei pra mim. Cresci.

E comecei a receber as cartinhas nada românticas de contas pra pagar. A mania de deixar tudo ligado em casa me perseguia e a única coisa que eu me lembrava depois de perceber que deixaria uma boa grana com a companhia de energia era minha consciência berrando com a voz da minha mãe: A-PA-GA ES-SA LUZ!

Também comecei a entender o que minha mãe queria dizer quando falava que a gente acabava com a energia dela bagunçando a casa e falava – no volume máximo: ME ECONOMIZA!

Ela estava falando de energias diferentes, mas importantes pra gente deixar o bolso e a mente saudáveis.

Tem hora que a gente se autossabota em pequenas coisas e deixa de economizar energia pra gente. Isso é sério! Não dá pra passar a vida esquecendo de apagar a luz ou de cuidar bem da sua grana, assim como não dá pra permitir que as pessoas suguem sua energia e viver em função disso. Anotei cinco ações pra gente ficar esperta com a economia de energia em todos os sentidos e agir:

1. Saia de perto de gente com a energia bugada

Sabe aquela pessoa que só reclama ou sempre está mal humorada? Aquela que sempre tem uma desgraça pra compartilhar? Sai fora! Não gaste sua energia com gente baixo astral. Dê um jeito de dar um basta pro bem da sua saúde!

2. Para de se autossabotar e apague a luz!

A gente não faz ideia da grana que deixa de economizar deixando de tomar pequenas atitudes. Com pequenas economias dá pra fazer uma viagem legal, aquele curso de idiomas e muito mais. Então, nesse caso: SE LIGA!

3. Não seja você a pessoa de energia toda errada que vai sugar o outro. Se equilibra aí!

Se você gosta de reclamar o tempo todo ou vive de mal humor despejando suas ansiedades e insatisfações nas pessoas, pare. Procure uma terapia, procure usar palavras positivas, procure sorrir pra vida. A vida é muito curta pra você ficar aí amargando.

4. Descubra o que está fazendo você pagar uma grana na conta de energia e pare com isso!

Aparelhos com problemas de manutenção, instalação mal feita, e que consomem muita energia podem estar fazendo com que o seu dinheiro vá para o ralo. Fique atenta e procure instalar aparelhos elétricos que te ajudem a economizar. O ar-condicionado da linha Inverter  V da LG, por exemplo, economiza até 60%* de energia se comparado aos aparelhos convencionais. Além disso, tem um filtro 3M – exclusivo – com a função Ioncare, que elimina 99% dos vírus e bactérias presentes no ar. O aparelho também tem um sistema de ionização que ajuda a hidratar a pele. Ou seja, além de economizar seu rico dinheirinho, você ainda vai ter a pele mais hidratada! Escolhas que fazem toda a diferença em nosso bolso e sobretudo, bem-estar.

5. Pense positivo e reaja, menina!

As vezes a vida dá uma chacoalhada na gente e tudo o que ela quer é que a gente reaja! Então, economize energia para gastá-la apenas com o que vale a pena. Acredite em seus planos, tire eles do papel. Pare de ficar se lamentando e concentre suas energias para fazer acontecer.

*Economia obtida em testes realizados pela LG comparando o modelo Inverter V com um modelo não Inverter.

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.