Sobre dinheiro, mulheres de sucesso e consumo consciente

Na penúltima semana do ano de 2012, fui ao encontro da Renata Talarico Petrovik – diretora de marketing do HSBC, no Otávio Café para um papo informal sobre planos femininos. Falamos sobre filhos, casamento, família, carreira, loucuras de conciliar tudo e dar conta de sair sã no final do dia e outras cositas mas. A Renata é uma mulher multitarefa e hiperativa. Executiva de marketing , já trabalhou fora do Brasil, se casou com um alemão, teve 2 filhas e cresceu, pessoal e profissionalmente com tudo isso. Que marravilha! Como diria o chef Claude Troisgros. Eu acho incrível sentar um tempinho para dividir experiências com mulheres que me identifico. A gente troca energia e compartilha das mesmas doideiras do dia a dia. Isso é inspirador. Extamente pelo fato de ver que uma mulher pode sim ser bem-sucedida em todas as áreas de sua vida.

renata1882a (1)

A Renata me contou de sua rotina e de como equilibra tudo, garantindo presença de qualidade com suas meninas, mesmo com uma agenda insana. “As meninas me dão um super apoio. Elas admiram meu trabalho e não me pedem para parar, aliás muito pelo contrário. Elas apoiam tudo o que vem acontecendo e me incentivam”,  falou a mãe toda orgulhosa.  Acho exatamente isso. Nossos filhos percebem quando nos realizamos com nosso trabalho e se damos atenção a eles também, o trabalho não se torna o vilão, e sim uma oportunidade de ver todos desfrutarem dos resultados deste trabalho, com viagens, passeios e momentos incríveis juntos.

Além de nosso papo sobre maternidade, trabalho e famíia, claro, falamos sobre DINHEIRO. Recentemente o HSBC lançou a campanha “O que é dinheiro para você?” , convidando as pessoas a repensarem sua maneira de lidar com o dinheiro.  Uma forma bacana da marca se relacionar com os consumidores e oferecer não só produtos, mas orientação sobre como planejar o futuro ou viver um presente de forma mais leve e agradável.

Perguntei para a Renata qual era a relação dela com o dinheiro e ela me afirmou que ao longo dos anos sua relação veio amadurecendo e hoje, especialmente por estar a frente do marketing de um banco, ampliou sua visão sobre economia, investimento e planejamento financeiro: “Aprendi a investir e a buscar orientação de profissionais que existem no banco para isso. Hoje tenho mais intimidade com processos que façam meu dinheiro render e sei como aplicá-lo da melhor forma., mas é sempre um constante aprendizado”.

Sim, estamos sempre em aprendizado constante na vida e especialmente em relação a valores e dinheiro.  Também sinto que minha relação com o dinheiro vem sendo mais consciente.  Gosto disso, até porque assim consigo realizar meus projetos sem loucuras.

Achei esta época providencial para falar sobre isso, justamente porque estamos no início do ano e podemos escrever uma história nova. Dá para planejar  e realizar. Ë só repensar nossa relação com o dinheiro e buscar orientação profissional para aplicarmos e pouparmos da melhor forma, conforme o salário que ganhamos.  É hora de pensar naquela viagem, na troca do carro, no financiamento da casa. O ano novo traz de volta os sonhos e eles podem sair do papel, é só a gente não surtar e querer comprar todos os sapatos da loja ou bolsas de grife todo mês até estourar o cartão, sabe como?

Eu gravei aqui em baixo algumas mulheres – inclusive eu – respondendo à pergunta: “O que é dinheiro para você?”  – assista., comente – se quiser mande um vídeo pra cá falando sobre sua relação com o dinheiro
(redação@planofeminino.com.br)

 

Vamos pensar dinheiro e fazer dinheiro.  Afinal, nossos planos não podem ficar apenas no papel,certo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.