Neste final de semana conheci uma pessoa muito interessante. Uma menina que prestou vestibular para Comunicação Social na UFPR. Super inteligente, daquelas garotas cultas que leram os clássicos da literatura, viram os filmes mais cults, tocam no violão as músicas mais clássicas do rock internacional.

Na ocasião estávamos numa festa ao redor da fogueira conversando sobre 2012, vida além da morte, extraterrestres e… consumo.

Lá estava presente o idealismo que assola a maioria dos ingressos nos cursos de comunicação, como as famosas frases do tipo: “O sistema capitalista destrói a integridade das pessoas e blá, blá, blá…” Como percebi que a menina era inteligente, resolvi perguntar: e o que você sugere de solução? Essa pergunta acabou me pegando de surpresa também.

Muita coisa mudou. Antigamente a publicidade e propaganda servia, sim, para convencer as pessoas a comprarem os produtos de empresas que não estavam nem ai para seus consumidores. Mas isso já não é mais fato. A solução está na mudança da política das próprias empresas, e elas também já se ligaram disso.

Os termos ecofriendly, amiga da comunidade, socialmente responsável, ecologicamente correta já pararam de ser só uma terminologia e estão virando um valor agregado.

O consumo não irá parar, vivemos melhor que os antigos reis com tantas comodidades vendidas em prateleiras (e a um clique de distância).  A mudança deve partir nos detentores do poder, como os empresários, e não da decisão da massa. Não é um preconceito e sim uma situação mais viável de ser acatada por todos.

Ficaria muito mais fácil para as pessoas comprarem produtos ecologicamente corretos se todos os produtos vendidos fossem assim, concordam?

One thought on “Solução para o capitalismo

  1. MatoroDM says:

    talvez…talvez(ainda acho o povo o alicerse de tudo, o que falta é a consciencia disso),mesmo assim não resolveu o problema…Será que daqui a uns 10 mil anos,tudo isso vai ser ultrapassado(o capitalismo)?E teremos uma sociedade mais justa e harmônica?Bom depende do hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *