Startup de Nuvem cria evento para promover protagonismo e maior participação feminina na tecnologia

A startup FC Nuvem, é focada em tecnologia que comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem de seus clientes, pensando na redução de custos por meio de pacotes de serviços e consultoria especializada. A empresa costuma fazer mensalmente workshops, encontros e meetups pra levar sempre conhecimentos aos seus colaboradores e à comunidade técnica. Mas, perceberam que existe uma baixa participação das mulheres nesses encontros, tanto na organização, como na apresentação dos eventos.

Foi aí que decidiram criar um encontro pra incentivar a maior participação feminina nestes eventos. A ideia é dar voz às mulheres que têm poucas oportunidades na tecnologia, um mercado ainda de maioria masculina. Foi assim que surgiu a parceria com a WoMakersCode, uma das maiores comunidades técnicas voltada para mulheres de tecnologia.

Como a gente sabe, as mulheres ainda têm poucas oportunidades na área. Só pra ter uma ideia, apenas 17% dos programadores brasileiros são mulheres. Foi pensando neste cenário, que a líder do time de marketing da FC Nuvem, Bruna Pinheiro, decidiu criar este encontro para apoiar e incentivar o protagonismo feminino na área. O meetup marcado para o início de julho na sede da empresa terá apenas apresentadoras e organizadoras mulheres de ambos os lados.

 

 

O evento faz parte de um projeto gigante idealizado pela Head de Marketing voltado para capacitação profissional de mulheres na TI e debates sobre presença, protagonismo e liderança feminina no mercado.

Para entender a desigualdade da presença feminina na TI, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE mostra que a quantidade de alunas hoje dos cursos voltados à ciência e tecnologia, como Ciências da Computação e Engenharia, representa só 15% do total de estudantes. Isto reflete na baixa presença de mulheres no mercado de TI, que chega a cerca de apenas 20%. Este indicador mostra que muitas mulheres estão de fora de um dos setores com carreiras mais promissoras, com boas perspectivas de remuneração, ascensão profissional e visão de novos negócios.

Bruna acredita que empresas que apostam em equipes mais diversas criam ambientes de trabalho mais agradáveis, têm melhor desempenho em diversos quesitos, como resistência à corrupção, percepção de mudanças de cenário e empatia com clientes, tornando as empresas mais lucrativas. Esta é a mudança que ela deseja implantar também internamente, investindo no aumento do número de candidatas às vagas e na capacitação profissional das colaboradoras.

Você pode se inscrever para participar do evento pelo Sympla e fique de olho que eles colocarão novidades sobre a programação nas redes sociais também.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.