Um pouco de luz para uma cidade triste

Depois de Roma, Madri e Dubai, o Rio de Janeiro foi a quarta cidade a receber a instalação “Máximo Silêncio em Paris”, do artista italiano Giancarlo Neri. Às 20h da sexta-feira, dia 27, nove mil lâmpadas foram acesas na Praça Paris encantando todos que visitaram o projeto do artista mesmo debaixo de muita chuva.  Verde, amarelo, azul, vermelho, rosa e lilás formavam uma coreografia multicolorida que iluminava e trazia cor e alegria à escura noite carioca que ainda anda triste por conta dos recentes desabamentos dos prédios no centro do Rio.

O artista já confessou ser apaixonado pela cidade carioca e que esta é quinta obra que apresenta aqui. Segundo Giancarlo, o que o interessa nesta instalação não é a arquitetura formada pela disposição dos globos coloridos e sim a reação das pessoas ao participar desta experiência, que é parecida em todas as cidades que a instalação já passou. Sua realização é ver a curiosidade e a alegria das pessoas que experimentam andar e interagir com as luzes.

Caminhar sobre vários pontos de luzes coloridas no meio da escuridão, deve ser uma sensação incrível, e com certeza vai trazer um pouco de alegria e esperança para esta cidade que se recupera de uma tragédia. Para quem está no Rio, a instalação pode ser visitada até o dia 04 de fevereiro, das 19h a 0h.

Estas imagens inspiraram meu dia 🙂