Em nossa passagem pelo Resort Costão do Santinho,  assisti a um espetáculo maravilhoso do ballet Bolshoi em homenagem aos 20 anos do Resort. No palco estava a bailarina Karine Matos, que pude conhecer pessoalmente. Uma garota com estrutura esguia e forte , com um brilho de vida nos olhos e muitas histórias  de superação para compartilhar.  

 

Karine,  uma menina que morava em uma comunidade carente,  na cidade de Joinville – SC, conquistou com sua disciplina, foco e determinação, uma bolsa de estudos da Cia de Ballet Bolshoi e se formou na primeira turma brasileira da Cia, em 2000. Foram 08 anos de dedicação intensa para realizar seu sonho – ser uma bailarina profissional. “Passei minha infância me dedicando a me tornar uma bailarina. Enquanto minhas coleguinhas de escola brincavam de bonecas, eu ficava horas e horas ensaiando, na barra, decorando passos e procurando corrigir e acertar cada deficiência que encontrava.  

 

 

Para mim, aquilo era parte de um processo e nunca desanimei. Amava e sabia o que estava construindo dia a dia.  Sempre tive foco e isso é importante para qualquer um. Saber onde se quer chegar e quem você quer ser é o primeiro passo para conquistar um sonho”.  A menina que passou a infância em Joinville, hoje dança pelo mundo e vive há 03 anos de sua profissão.  Ela foi convidada no ano passado para participar do clássico “Quebra-Nozes”, na Rússia.  Um convite que enriqueceu sua carreira e a fez ter certeza “nenhum sonho se realiza sem foco, persistência e dedicação”.  

 

 

Quebra-Nozes: A menina Marie ganha de seu padrinho um boneco quebra-nozes e, após um sonho, o boneco se transforma no Príncipe Quebra-Nozes. Juntos, eles viajarão por dentro da árvore de Natal, cheia de sonhos e fantasias. 

 

Bolshoi no Brasil

A Cia realiza um trabalho maravilhoso com crianças carentes , tirando-as das ruas e incentivando-as à arte. O social é uma marca forte do Bolshoi e suas ações transformam a vida e muitas pessoas, como a história da bailarina Karine Matos. Na Cia, a maioria dos alunos são bolsistas e vêm de comunidades carentes de vários cantos do Brasil.

 

Inspiração

Me impressionei ao ouvir a história desta garota,  sua garra e foco para construir seus sonhos, tornando-os realidade. Muitas vezes não queremos abrir  mão das coisas para conquistarmos nossos objetivos e “burramente” tentamos equilibrar tudo, enlouquecendo nosso dia a dia e não chegando a lugar algum.  Histórias como as de Karine inspiram e nos fazem entender que ser multitarefa é ótimo, mas ter foco é melhor ainda e nos faz ir além.

 

One thought on “Uma bailarina e um sonho

  1. Winnie Cavalcante says:

    Que linda! Meus Parabéns, segui no ballet clássico por 12 anos da minha vida e meu sonho de continuar foi frustrado. Me emociono muito ao ver matérias como esta. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *