Universidade americana oferece bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco

A universidade norte-americana Johns Hopkins lançou este mês uma bolsa de estudos com o nome Marielle Franco, em homenagem à vereadora e ativista assassinada em março deste ano. O benefício é direcionado para pessoas interessadas em fazer mestrado em relações internacionais com foco na América Latina.

 

 

Essa ajuda de custo que a instituição recebeu trata-se de uma doação anônima que fizeram com o nome da vereadora, e o valor de quanto será a bolsa ainda não foi divulgado.

O benefício, lançado pelo programa de estudos latino-americanos da School of Advanced International Studies (Sais) tem duração de dois anos, e a inscrição pode ser feita até 1º de fevereiro de 2019. Até então, será reservada somente uma vaga, e a (o) estudante não precisa ser necessariamente brasileiro.

O curso tem um custo anual de US$ 25 mil, cerca de R$ 93.750,00, e a pessoa escolhida que será contemplada com esse auxílio, poderá usar o valor da bolsa para custear as despesas do curso, de transporte ou de moradia.

O objetivo da bolsa tem muita relação com os temas que Marielle defendia. Assuntos relacionados a representação política, violência, equidade racial e de gênero, e justiça social. Situações que acontecem no Rio de Janeiro, que a vereadora tanto lutava para mudar, e que refletem em toda a América Latina.

Para participar, é preciso ter interesse em temas relacionados a esse, e também é necessário escrever um ensaio explicando a área de interesse e as razões pela qual a pessoa acredita ter o perfil que se encaixa nos requisitos.

A (o) aluna (o) escolhido pode optar por fazer o primeiro ano em Washington, EUA ou em Bolonha, na Itália, onde a universidade também tem um campus, e a bolsa tem possibilidade de renovação no segundo ano, contato que a nota esteja na média.

Iniciativas como essa nos mostra o quanto é importante não nos calarmos. Estamos aqui para relembrar todos os dias que continuamos sem resposta. Já são mais de 250 dias e ainda não sabemos quem matou Marielle e Anderson, mas não vamos nos esquecer. Marielle vive!

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.