Hoje em grande parte do mundo (EUA, Itália e Canadá) é comemorado o Dia dos Namorados, ou Valentine´s Day.

Acredita-se que a tradição de comemorar o Dia dos Namorados tenha mais de 16 séculos, desde os tempos das culturas pagãs. No dia 15 de fevereiro os romanos celebravam o festival do erotismo, chamado Lupercalia que consistia em açoitar as pessoas para liberar a saúde e a fertilidade. Tentando dar fim a esta festa pagã, a igreja católica em uma tentativa de cristianizá-la instituiu o dia 14 de fevereiro como o dia de São Valentim, que foi padre, santo e mártir.

Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família. Ele estava convencido de que os solteiros, sem esposa nem filhos seriam melhores soldados. Ele estava tão certo disso que ele ditou uma lei que proibia o casamento. São Valentim desafiou o imperador e continuou a celebrar os matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.

Aqui no Brasil a data escolhida foi o dia 12 de junho. Apesar de ser véspera do dia de Santo Antônio que é conhecido como santo casamenteiro, a data foi uma jogada de marketing.

No ano de 1949 o publicitário João Dória foi contratado pela extinta loja Clipper para tentar alavancar as vendas no mês de junho. Com uma cartada de mestre, no dia 12 de junho ele lançou o slogan: “Não é só de beijos que se prova o amor”.

A Agência Standart Propaganda da qual ele fazia parte ganhou o título de agência do ano e o dia 12 de junho ficou conhecido como Dia dos Namorados, para a alegria dos comerciantes de ontem e hoje.

Seja em uma data comemorativa de um santo, ou em apenas uma jogada de marketing de um publicitário brilhante, não espere essa data para dizer eu te amo para quem você gosta. Essa palavrinha mágica que todas nós gostamos tanto de ouvir não é exclusiva de uma data especial, é uma palavra que deveria sair de nossa boca todos os dias. Ligue, mande um torpedo, um e-mail agora para quem você ama… Dizer EU TE AMO faz bem, para quem fala e para quem escuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *