Viva Elis

Hoje dia 19 de janeiro completa-se 30 anos da morte da querida e irreverente Elis Regina. São três décadas de ausência da pessoa física, porque sua música jamais foi deixada de lado ou esquecida, ao contrário, em qualquer barzinho que se vá, toca Elis, os vinis dela são um dos mais procurados pelos colecionadores.

Com uma voz única e uma personalidade forte dentro e fora dos palcos, Elis marcou não somente sua geração na década de 60 como revigora até os dias de hoje. Considerada pela crítica e por músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Ela conseguia trazer aos palcos uma interpretação ímpar das suas canções, misturando melancolia e felicidade ao mesmo tempo, e esse foi o principal quesito que alavancou sua carreira.

O que mais me chama atenção ao escutar Elis era a forma simples e versátil com que ela trabalhava sua música, era capaz de começar a canção no samba e finalizá-la no blues sem perigo algum, ela não tinha medo do que fazia, não precisava da aprovação e não se vendia pra agradar gravadora alguma. Talvez seja por esse caráter musical que sua música continua mais viva do que nunca.

Desde a semana passada várias homenagens já estão sendo realizadas, mais entre todas vale à pena ressaltar a que eu considero a mais importante o projeto chamado, “Viva Elis” idealizado por seus dois filhos, Maria Rita e João Marcelo Bôscoli, ao longo do ano de 2012 grandes cidades como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife receberão o projeto em forma de homenagem a cantora.

“Viva Elis” contará com uma exposição multimídia, com a curadoria de Bôscoli, onde será apresentado a trajetória artística de Elis, através de vídeos, fotografias, documentos, músicas e depoimentos. Uma das novidades será um livro que será lançado, ainda sem data de lançamento. Um documentário sobre a vida da cantora poderá ser visto também na exposição. Maria Rita irá subir aos palcos para interpretar pela primeira vez, os grandes sucessos da mãe. Pra quem já acompanha o trabalho de ambos os filhos, sabe que não farão por menos, e será um sucesso implacável e memorável.

Conheça a discografia completa de Elis e as datas dos shows do projeto Viva Elis.

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.