O sabão em pó que tira a consumidora do tanque e a ajuda a brilhar

Fernanda Marques

Anos atrás – e não faz muito tempo – para vender sabão em pó era impossível pensar em outro tipo de comunicação que não fosse o clichê da mulher lavando roupa –  feliz da vida. Pronta para mais um dia como o “Anjo do lar”.  O fato é que a  mulher na propaganda de sabão em pó e amaciante sempre teve seu lugar cativo: o tanque. Como desconstruir este estereótipo e dar voz a milhões de mulheres que hoje já não se satisfazem apenas em lavar suas roupas e de sua família, mas que querem se tornar protagonistas de seus sonhos e Planos?

O sabão em pó Brilhante vem a alguns anos fazendo isso, colocando as suas consumidoras em primeiro Plano e ouvindo suas histórias e sonhos – que vão além do tanque de roupa suja para lavar. O resultado é que a marca, um dos principais players do segmento, está construindo uma nova forma de se relacionar com as mulheres, abrindo alas para que outras façam o mesmo.

A marca quer empoderar, fortalecer e contribuir com o progresso das mulheres brasileiras e analisando os dados de uma pesquisa do IBOPE, viu uma oportunidade de fazer isso. De acordo com a pesquisa, 75% das mulheres sonham em ter seu próprio negócio, porém, apenas 7% delas realmente o fazem.

Com base neste cenário, foi criado o  Programa Ciclo Brilhante, com foco no empreendedorismo feminino. Uma iniciativa para  inspirar e aumentar a autoconfiança das mulheres que querem colocar seus Planos em ação. O Ciclo Brilhante tem como meta alcançar mais de 100 mil mulheres com cursos online gratuitos focados no aprimoramento pessoal e profissional.

“Acreditamos que quando a mulher está bem vestida isso se reflete diretamente em sua autoconfiança. Nossa missão é suportar e inspirar ainda mais essa autoconfiança oferecendo ferramentas para o progresso pessoal e profissional das mulheres brasileiras por um futuro melhor. Sou muito grata por participar deste momento da marca, como mulher e consumidora”, comemora Fernanda Marques, gerente de marketing de Brilhante da Unilever.

O Programa contará ao todo com a duração de sete meses, sendo dividido em três fases que abordarão temas relacionados ao empreendedorismo e focados no dia a dia das mulheres brasileiras.

A primeira etapa do Programa inicia-se em Junho com o módulo Escola de Você – plataforma online de cursos de empoderamento feminino desenvolvida pelas jornalistas e apresentadora Ana Paula Padrão e Natália Leite.

Para se inscreverem na 1ª Fase, é só acessar o site http://www.inscricoesescoladevoce.com.br/brilhante entre os dias 20 de maio a 7 de junho. As aulas começarão no dia 8 de junho com duração de três meses.

A segunda etapa  inaugura a Escola Brilhante, curso online com formação aprofundada em empreendedorismo desenvolvido na plataforma Escola de Você em conjunto com a Aliança Empreendedora, organização social que trabalha desde 2005 no fomento ao empreendedorismo para pessoas das classes C, D e E e cuja metodologia visa estimular as pessoas a criarem e ampliarem seus negócios a partir do entendimento de quem elas são, o que sabem, quem conhecem, e dos recursos que possuem.

Ao todo serão disponibilizadas 20 vídeo-aulas, que serão aplicadas de setembro a novembro, além de conversas ao vivo transmitidas pela internet com as especialistas do curso.

A etapa Final do Programa, selecionará 10 mulheres da Escola Brilhante para receber todo suporte e ferramentas necessárias para investirem efetivamente no desenvolvimento de seus projetos. O curso contará com aulas online ao vivo e com encontro presencial para capacitação, inspiração e formação de uma rede de troca de conhecimento e apoio entre as mulheres finalistas.

Que outras marcas se juntem à esta ideia e que consigam empoderar suas consumidoras, seja através de uma boa propaganda – sem banalizar o feminino – seja através de iniciativas que transformem o dia-a-dia das mulheres para melhor. Aliás, este é o caminho para marcas que desejam realmente ser relevantes para suas consumidoras. As que não entenderem isso, simplesmente NÃO PASSARÃO.

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.