Social Media Day: mulheres, negócios e redes sociais

empreenda
Foto: Soraia Schutel

Fui convidada pelo Jogo de Damas, que eu AMO, para falar sobre minhas experiências com o Digital e em como criei oportunidades de negócios na internet. O evento foi em Porto Alegre e reuniu cerca de 500 mulheres. Empresárias,executivas, blogueiras, jornalistas. Mulheres que têm planos e querem transformar seus sonhos empreendedores em realidade. Sempre que divido minhas experiências tenho o cuidado de não vender um mundo de fantasia às pessoas que querem empreender. Ao contrário do que muitos pregam e pensam, empreender é pesado, requer disciplina, controle, inteligência emocional e sobretudo,TESÃO. Sim, você precisa ser tarada por uma causa para fazer acontecer. Ter brilho nos olhos para contagiar as pessoas e torná-las cúmplices de seu plano. Vou destacar neste post 3 dicas importantes que ressaltei em minha palestra e que -acredite-  se você aplicar pra vida, vai longe!

Empreenda com paixão
Invista em um negócio/ segmento que você conheça e seja apaixonada. Nada de fazer a “Maria vai com as outras” e querer investir em negócios “da moda”. Faça o seu caminho.

Construa sua imagem
Quem você é na fila do pão? Você, sua marca, sua ideia? Qual sua história? O que tem pra inspirar outras pessoas? Aliás, o que as pessoas pensam a seu respeito? E como você gostaria que elas pensassem sobre você/seus negócios? Você precisa construir uma imagem de credibilidade nas redes sociais e no mundo real. Então, comece a questionar e responder estas perguntas. Trace seu perfil e como quer se posicionar no mercado.

Networking Is The New Black
As empreendedoras brasileiras, segundo pesquisa do GEM, são as mulheres que menos fazem networking no mundo. Essa notícia me deixou espantada. Como assim? Para construir um negócio de sucesso é preciso ter uma boa rede de contatos. As pessoas precisam saber quem você é e manter boas conexões no mercado é questão de sobrevivência para uma empreendedora.

Fuja de Ciladas
Quando a gente quer fazer acontecer tem vontade de mover céus e terra para que o sucesso aconteça logo. Muitas empreendedoras se enrolam com sociedades fracassadas, fazendo dívidas no banco para decorar seus espaços de trabalho, aumentar equipe fora da hora, entre outras peripécias. CALMA,MULHER! Tudo ao seu tempo. Tenha um bom fluxo de caixa, garanta a permanência de seus clientes em novos projetos e não se enrole.

Tenha sempre um Plano B
Muitas vezes vai dar errado, vai ser frustrante, você vai brochar. Mas este é o jogo! No empreendedorismo, o combustível é a adrenalina de lutar por um lugar ao sol TODOS OS DIAS. E nem sempre o guardassol estará lá. Você pode se queimar ou encontrar o tempo nublado, por isso, sempre persevere e tenha novas estratégias na manga.
Vai dar certo. Acredite!

O século XXI será lembrado como o século das mulheres. Força na peruca, vai lá e arrasa!

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.